top of page

Os benefícios do aprendizado e da costura na nossa vida

Que faz bem nós já sabemos! Quem é artesã profissional ou de final de semana, sabe o quanto aquela sensação de satisfação após finalizar uma peça é benéfica.


Hoje compartilhamos com vocês algumas palavras sobre o poder da costura e do artesanato nas nossas vidas e no quanto podemos nos beneficiar em produzir e aprender algo novo.


Estamos na época de Carnaval, já é fevereiro, mas o ano está apenas começando. É bacana usar esse momento para planejar os próximos meses e colocar em prática algumas vontades que até 2019 estavam guardadas. Falamos isso por conta do benefício em aprender algo novo. Vemos um reflexo muito positivo do aprendizado em nossas alunas aqui na Pesponto, que muitas vezes chegam sem saber costurar e, em pouco tempo, já estão seguras produzindo com as próprias mãos. É mágico!



Se você tem o desejo em aperfeiçoar ou aprender algo novo como costura, bordado, tricô, crochê, pintura em tecido ou madeira, recomendamos: comece. E comece já! Os primeiros três meses do ano são ótimos para tirar do papel as ideias e iniciar o ano com algo novo e memorável.


Separamos alguns pontos para reforçar nossa defesa de que costura é arte que faz bem:


Diminuição do nível de ansiedade e stress: ao praticar atividades manuais, nossa mente se desliga de assuntos que causam preocupação e nervosismo. Isso acontece pela concentração necessária para executarmos a atividade manual. Manter a atenção plena no presente nos deixa em um estado de concentração positivo, como em uma meditação (tudo bem que às vezes nossa mente voa para longe e perdermos o fio da meada, mas vamos considerar como casos isolados rs). A costura pede foco e atenção e, ao exercitar ambos, vamos aumentando nosso nível de capacidade prática.


Sentimento de realização: sejamos honestas! Mesmo quando a peça não fica do jeito como idealizamos, sentimos uma sensação de satisfação ao concluir. Esse sentimento está relacionado à prática com início, meio e fim. Fazer algo de forma solta, sem muito objetivo, está longe de ser satisfatório como um projeto que idealizamos. Ao imaginar uma peça, escolher os materiais, organizar o espaço, começar e finalizar a mesma, temos a sensação boa de concluir algo. Isso libera hormônios da felicidade, o que não tem preço!


Aumento da criatividade: se deve ao estímulo que passamos a ter ao ficar em contato com possibilidades! Ao aprender algo novo e trabalhar a nossa prática (como na costura), nosso cérebro fica estimulado e encorajado à criar novas possibilidades. Passamos a misturar tecidos, técnicas, peças… E quando vemos assumimos o papel de artesã (acreditamos que toda artesã é uma artista). Por ser considerada uma forma de comunicação e expressão, a costura é um excelente meio para compartilhar com o mundo a imaginação e, com o tempo, a capacidade de abstração.


Coordenação motora: costurar é bom tanto para quem tem mais idade quanto para quem é mais jovem. Além de trabalhar a concentração e foco, como falamos, a prática melhora de forma considerável a habilidade psicomotora, estimulando movimentos mais fortes e precisos.



O ser humano é estimulado por novidades e novos aprendizados tornam a vida mais animada! Aproveitando que estamos falando sobre aprendizado, veja esses motivos incríveis para aprender algo novo:


  • Exercita o cérebro

  • Deixa os pensamentos mais rápidos

  • Aprimora a memória

  • Afasta o tédio

  • Estimula a criatividade

  • Promove a sensação de felicidade e realização pessoal

  • Estimula a criação de soluções e ideias

  • Quem aprende acaba ensinando e repassando conhecimento adiante


Ah! Importante lembrar que, além de nos fazer bem e ser algo produtivo, a costura e artesanato podem representar uma fonte de renda positiva. O instinto de empreendedorismo geralmente surge durante a descoberta de uma nova atividade. Quem sabe falamos mais sobre esse assunto em outra publicação, o que acham?


Esperamos ter compartilhado com você uma leitura prazerosa, querida artesã! Aqui no blog da Pesponto dividimos o que amamos. Continue nos acompanhando e veja projetos grátis, inspirações e muitas novidades! Elaboramos com carinho cada conteúdo.


Coloque em prática suas ideias através dos nossos cursos presenciais. Aqui você poderá produzir patchwork, quilt, costura criativa, bordado à mão, tricô, crochê e muito mais.


Com carinho,

Maria Luiza e Gédna

722 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page