top of page

A linha da Bobina está enrolando?

Atualizado: 19 de set. de 2023

A gente também odeia quando acontece, então vem cá saber como resolver essa embolação.


Normalmente quando começamos a costurar e a linha embola no tecido significa que há algo errado com a agulha da máquina.


Parece que não faz sentido né?


Mas se a bobina está com a linha bem enrolada e está inserida corretamente na caixa de bobina, não há muito o que pode dar errado por lá.


Então a primeira coisa que fazemos é tirar a linha da máquina.


Faça isso sempre com o pezinho da máquina levantado e puxando a linha para frente. Levantar o calcador libera a tensão da máquina na linha e permite que você puxe facilmente. Puxar a linha para frente, no sentido em que a linha normalmente passa na máquina, previne que alguma pelugem fique presa no mecanismo da máquina. Acredite, isso pode dar uma baita dor de cabeça no futuro.



Depois de tirar a linha, confira se sua agulha não está torta ou que com a ponta estragada.


Para conferir se a agulha está retinha, coloque ela em cima da mesa e, com o dedo, empurre ela para frente, girando. Se ela estiver torta, ficará bem visível.


Sobre a ponta estar estragada, ela pode estar com a ponta “bojuda” onde ela deixa de estar afiada. Ou ela pode ter batido em alguma coisa e formado uma saliência que acaba puxando alguns fios e embolando nossa linha.

Para ver se ela está com a ponta gasta, coloque a agulha usada ao lado de uma nova. Se você perceber que ela não está tão afiada, está na hora de trocar.

Para ver se ela não está com alguma saliência, passe levemente a ponta da agulha por uma bolinha de algodão. Se alguma fibra do algodão for “carregada” pela ponta da agulha, significa que ela não está lisinha. O ideal é trocar a agulha.


Nós trocamos a agulha da nossa máquina uma vez por semana, mas essa frequência depende de quanto você usa sua máquina. O importante é sempre conferir.


Passe a agulha novamente no mecanismo da máquina e, antes de passar a linha pela agulha, puxa para sentir a tensão do fio, ela pode ser a razão da linha embolar.

Caso a linha esteja embolando embaixo do tecido, geralmente significa que não há tensão suficiente na linha de cima.


Tente ajustar a tensão do fio e fazer mais alguns pontos de teste.


Lembre-se de sempre usar a bobina indicada para sua máquina. Alguns modelos de máquina usam bobina alta, outras baixa. Algumas máquinas domésticas eletrônicas não se dão muito bem com bobinas de metal.. É importante conversar com seu técnico e conferir o manual para ver qual a bobina mais indicada para sua máquina.


Normalmente quando fazemos esse passos, o problema é resolvido.


Espero que essa dica tenha ajudado!


Beijinhos,

Mari Hulbert



141 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page