Manta de Flanela. Projeto de Patchwork
reparamos um projeto super lindo e fácil para vocês produzirem em casa! Vamos usar esse momento em que precisamos ficar em casa e não deixar nossa máquina de costura, cabeça e mãos paradas. Produzir artesanato ajuda (e muito) a passar o tempo de forma positiva. Que tal separar alguns tecidos, fazer composições e colocar a mão na massa?
Pensando nisso, separamos o projeto de Manta de Flanela em Patchwork, pois ele é simples, prático e muito prazeroso de fazer além de ser lindo e super útil! É um projeto maravilhoso para começar a se aventurar pelo Patchwork.
Para ajudar a entender melhor, preparamos um vídeo com todas as etapas, nele explicamos certinho o passo a passo. É só entrar no nosso Youtube!
Para esse projeto você vai precisar de:
Tábua de corte
Cortador circular
Régua de patchwork
Máquina de costura
Alfinetes
Tesoura de tecido
Tesoura de linha
Composição de 4 flanelas de 40cm, com 1,50m de largura (tenha pelo menos 1 cm a mais de cada lado para ter uma margem para cortar o tecido)
1,85m de Flanela para o forro
1,85m de Fibra Poly 200 para fazer o acolchoado
Linha Torçal
Agulha de mão nº 8
Agulha de mão nº 2
Desmanchador de linha (para acidentes inesperados)

Nessa quantidade de tecido, você irá produzir uma manta de 1,40 x 1,80 m.
Vamos ao passo-a-passo:
1 • Corte 6 retângulos de 24 x 46,5 cm de cada uma das 4 flanelas.
2 • Distribua os retângulos como o modelo abaixo.

3 • Costure um retângulo no outro, começando pelo centro, depois as barras. Lembre de sempre passar e bater suas costuras para um dos lados.
4 • Depois de pronta sua parte de cima, vamos fazer o sanduíche.
Estique a fibra numa superfície reta que caiba a manta inteira. Aqui usamos o chão mesmo :) Em cima da fibra coloque o forro, com o lado direito para cima, depois a manta, com o lado direito para baixo.
5 • Alfinete bem as extremidades e alguns pontos estratégicos no meio da manta para manter o sanduíche firme na hora de costurar.

6 • Costure as extremidades seguindo a manta como referência e deixando uma margem de um pé de máquina da lateral. Deixe uma abertura de 20 centímetros para desvirar.
7 • Retira os alfinetes e corte as sobrinhas de forro e fibra que estão maiores que a manta. Na parte da abertura corte com uma margem maior, assim ficará mais fácil de fechar depois.
8 • Desvire a manta, empurrando os cantinhos para fora.
9 • Ajeite bem as extremidades da manta e alfinete para mantê-las no lugar.
10 • Feche a abertura com pontos invisíveis.
11 • Vamos “rebater” a costura das laterais da manta. Faça uma costura com a margem um pouco maior que um “pé de máquina” em volta da manta inteira.

12 • Agora vamos “amarrar” o sanduíche. Use a agulha nº2 e a linha Torçal. Escolha pontos estratégicos na manta para segurar o sanduíche. Nós amarramos em todos os encontros de costura, achamos que fica mais seguro e bonito.
13 • Insira a agulha no ponto escolhido e puxe até deixar em média 7cm de linha sobrando na parte de cima. Volte a agulha para cima em um ponto logo ao lado do primeiro. Insira e volte com a agulha novamente. Vamos fazer dois nós simples. O primeiro com o fio do lado direito sobre o esquerdo e o segundo com o lado esquerdo sobre o lado direito.
Faça isso em quantos pontos achar necessário.
14 • Tire todos os fiozinhos que estão sobrando com uma tesourinha, se ele estiver preso, não puxe!
Sua manta está prontinha!!

Viu como é bacana? Além de prático, o projeto é divertido e a gente sempre se surpreende com a composição final. Gostou?
Compartilhe com suas amigas artesãs, tire fotos e publique nas suas redes sociais marcando a @amopesponto ou usando a hashtag #amopesponto. Vamos amar ver e compartilhar seu trabalho.
Com carinho,
Maria Luiza