Que tal fazer um porta-guardanapo de Páscoa?
Quem não ama uma mesa bem decorada? Nós aqui da Pesponto adoramos preparar a casa para as principais festas do ano e a Páscoa tem um espaço especial no nosso calendário. Costumamos nos preparar com antecedência de pelo menos um mês para dar tempo de produzir todas as peças e também curtir um pouco mais a casa decorada.
Para essa semana separamos um projeto especial e super simples, mas que dá todo um charme na mesa. Os porta-guardanapos de orelhinha podem ser feitos para presentear ou para vender também, porque não?

Vamos colocar a mão na massa? Para cada porta-guardanapo você vai precisar de:
2 tecidos de 5 x 30 centímetros
1 ilhós de 15 milímetros
Tesoura para tecido
Agulha de mão
Linha combinando com o tecido
Molde do porta-guardanapo impresso (baixe aqui o molde)
Ferro de passar roupa

Com o material separado agora siga os passos:
1 • Corte o molde na linha marcada.
2 • Posicione os dois tecidos juntos com o lado do avesso para fora. Risque o molde no tecido com uma caneta com tinta apagável. Corte o tecido na linha do molde.


3 • Costure conforme a linha tracejada do molde, lembrando de deixar um espaço aberto para desvirar, isso é muito importante. Na máquina de costura faça um retrocesso no começo e no final da costura. Corte as pontinhas do tecido conforme a foto.


4 • Desvire com cuidado empurrando as pontas para fora (nós usamos a Espátula Dobradeira para ajudar nesse passo).

5 • Passe o tecido costurado com ferro de passar roupa.
6 • Feche a abertura com pontos invisíveis.


7 • Coloque o ilhós na distância de 7 cm da ponta do tecido. Nós escolhemos deixar o tecido estampado no lado de dentro da orelhinha, por isso colocamos a “parte bonita” do ilhós no tecido verde.

8 • Dobre o tecido com o lado estampado para dentro. Bem acima do ilhós, faça uma costura com alguns pontinhos, como na foto.


9 • Insira a ponta da orelhinha por dentro do ilhós e PRONTO! Seu porta-guardanapo está prontinho para ser usado.

Gostou? Você pode usar tecidos diferentes e fazer várias composições. Xadrez, lisos, florais... O céu é o limite! E não esqueça de marcar a @amopesponto nas suas fotos ou usar a hashtag #amopesponto! Assim conseguimos ver seu trabalho.
Com carinho,
Maria Luiza e Gédna