top of page

História da Pesponto: como começamos

Já que começamos contando nossa história, nosso atelier não podia ficar fora da brincadeira. Queremos compartilhar com vocês como a Pesponto veio ao mundo.


Em 2005 a Dona Gédna entrou no mundo do Patchwork. A casa foi aos poucos se enchendo de tecidos e peças prontas, uma mais linda que a outra. Não tinha lugar onde íamos que não tinha uma peça de patch decorando o lugar. Até que a casa, mesmo sendo grande, não cabia mais patch, a não ser que virasse uma bagunça. Hora de dar patchwork de presente. Irmãos, sobrinhos, amigos, todo mundo tinha uma pecinha feita por ela!


Até eu, Maria Luiza, me dei conta que tinha peças que eu via sendo feitas mas nunca vi prontas. Quando fui procurar, eram 8 colchas e sabe-se lá quantas mantas prontas, mas sem quiltar.


Perguntei o motivo e minha mãe me disse que era ruim quiltar na máquina dela, mesmo sendo bem grandinha e especial para o quilt. Os ombros e braços doíam, e como as colchas eram grandes, era muito tecido para ficar ajeitando na máquina. Sem contar fazer o sanduíche com o forro. Ficar ajoelhada durante horas alinhavando a colcha toda era muito dolorido.


Então eu, em minha procrastinação de decidir o que fazer da vida, fui procurar uma solução para as colchas não quiltadas. E não é que achei?! Encontrei a máquina mais linda de todos os tempos! Mas ela era muito grande e com investimento muito alto para somente 8 colchas. Deixamos o pensamento de lado... Até que o assunto mais temido pelos filhos da Dona Gédna começou a surgir: a aposentadoria. O que seria de nós se ela ficasse o dia inteiro em casa só reclamando que a almofada não está no lugar certo? Ou que o vaso não está exatamente no meio da mesa? Ou que tem um sapato no meio do corredor? Eu e meus irmãos não poderíamos deixar que isso acontecesse.


O cenário estava montado. Mamãe se aposentando e eu sem decidir o que fazer da vida. O artesanato ali rondando nossas vidas desde sempre. Vamos abrir um negócio juntas! Ela cuida do artesanato em si, e eu cuido dos números e planilhas e administração que tanto gosto.


Mas por onde começamos? As opções começaram a aparecer. Será que compramos uma loja de patchwork toda montada e partimos dalí? Não. Precisamos de alguma coisa que tenha o nosso jeitinho. Vamos começar com algo menor, que vá crescendo junto com a gente. Foi quando lembramos: A MÁQUINA! A máquina mais linda e maravilhosa e que faz os quilts mais lindos do universo!

Resolvido. Vamos começar com a máquina.


Só existia uma dessas funcionando no Brasil e conseguimos achar uma outra à venda. Aí vimos que... Não cabe na nossa casa. Então vamos para a casa de praia pensando é longe mas é um lugar super gostoso. Pronto. Começamos. Treina, treina, treina e treina. Desmancha, faz de novo. Treina mais e mais e mais e mais. Aquelas 8 colchas sem quiltar foram ficando prontas. Mas ainda estávamos inseguras para pegar trabalhos de outras pessoas, então partimos para as tias que também fazem patchwork.


Nossa antiga Pesponto, lá na casa de praia... Onde tudo começou!


Perguntamos se elas tinham algum trabalho sem quiltar e se queriam confiar na gente. E elas tinham! Primeiro a Tia Rita, uma colcha cheia de quadradinhos, super linda. Quiltada e aprovada. Uhul! Depois a Tia Márcia, uma colcha com a técnica Lone Star, linda, linda, linda, com bastante espaço em branco para o quilt aparecer bastante. Quiltada e aprovada. A Pesponto estava pronta e aberta ao público!


Foi quando aos pouquinhos foram confiando na gente. Tratamos cada projeto de quilt como se fosse o mais importante do mundo. Cada retalhinho é a estrela do trabalho, com muito carinho e muito amor pelo que a gente faz.


Mas não paramos por aí. Tínhamos e ainda temos muitos e muitos projetos. Alguns são só ideias, outros já estão andando e outros já se concretizaram.


Já estávamos montando nossa loja física quando surgiu a oportunidade de comprar uma loja, bem pertinho de onde tínhamos decidido ser a sede da Pesponto. Então em março de 2016 vieram fazer parte da Família Pesponto profissionais altamente competentes, tanto professoras como funcionárias que já trabalham com o universo da costura há muitos anos.


Abrimos as portas e estamos até hoje crescendo cada vez mais!


Estamos sempre nos aperfeiçoando, fuçando, experimentando, acertando e errando. Mas a vida é assim. O importante é que estamos cada vez mais apaixonadas pelo mundo de criatividade, beleza e cheio de pessoas maravilhosas que encontramos no meio do caminho.


Fica pertinho pra acompanhar a gente!


Com carinho,

Maria Luiza e Gédna

81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page