Como fazer uma clutch charmosa

Vamos ensinar para vocês esta clutch. Eita nomezinho difícil, né?


A bolsa clutch é uma bolsa pequena, perfeita para carregar somente o essencial para eventos ou para usar no dia a dia. Elas podem ser de renda, cetim, seda... Nós resolvemos trazê-la para usar todos os dias.


Você sabia que a clutch foi criada por Emile Hermès na década de 30? Chiquérrima, né? Ela notou que a mulherada precisava carregar suas coisas para eventos sem que fossem amassadas, então criou a bolsa clucth que conquistou todas nós. Ela é super prática pra... tudo!



Fizemos ela em tecido 100% algodão, com um quilt minimalista feito aqui na Pesponto, manta acrílica e bordada. Para os bordados escolhemos delicados, divertidos, de costurices, de animais... de tudo um pouco exatamente para agradar todo mundo e arrasar com uma clutch que é a sua cara pelas ruas desse Brasil!


Um projeto grátis para fazer você mesma e com tudo já preparado! O tecido emendado, quiltado e bordado. E se quiser o kit todo pronto, temos também! Já com o forro, zíper, alça e pingente escolhidos a dedo para você não precisar se preocupar com nada! É só costurar!



Lembra a necessaire basiquinha que ensinamos pra vocês um tempinho atrás? O projeto é quase o mesmo... a diferença é que agora estamos usando o tecido já quiltado! E pra não ficar sempre a mesma coisa, vamos ensinar dois tipos de acabamento: um sem viés pra quem gosta da praticidade que o forro solto traz e um com viés pra quem gosta do forro justinho, sem tecido sobrando lá dentro.


Estamos na vibe do bordado ultimamente, então inventamos cada dia uma coisinha nova para fazer com eles. Nosso último projeto com os bordadinhos foi um sucesso, agradecemos a todas que enviaram fotos! Adoramos ver nossos produtos nas peças que vocês fazem!

E como tudo evolui, conseguimos (depois de muitos testes) pegar a ideia dos bordadinhos numa necessaire e transformar numa clutch bem estruturada, que dê para usar sempre e que a gente gostasse. E dá de usar sempre mesmo! Carrego a minha pra todos os lados agora!



Então vamos ao passo a passo! Você vai precisar de:


  • Um tecido quiltado e bordado de 23 x 33 centímetros;

  • Um zíper de 30 centímetros;

  • 40 centímetros de cordão para alça;

  • Um pingente para dar um charminho.

  • 60 centímetros de viés (caso você queira fazer a opção do acabamento com viés)


Você pode trabalhar com o tamanho que considere melhor... gostamos de trabalhar entre 20x30 e 25x35. Normalmente numa proporção de 2 x 3. Mas você pode fazer mais alta, mais baixinha para servir como estojo, por exemplo. Esta é a beleza do artesanato, você pode adaptar tudo ao que você quer!


O começo da clutch com o acabamento com viés e sem viés é o mesmo.


Vamos explicar as duas opções juntinhas agora e depois a gente diz quando começa a mudar, ok?


1 • Refile (cortar nos termos do quilt) o tecido quiltado do tamanho em 22 x 32cm, ou do tamanho que você prefira. Lembre de deixar a emenda do tecido bem centralizada.


2 • Costure o zíper sobre o tecido bordado, como na foto abaixo. Tome o cuidado de ficar o lado direito de um tecido encostando no lado direito do outro. Faça o mesmo do outro lado do tecido quiltado.



3 • Costure o forro. Vamos fazer um sanduíche com o zíper no meio, como na foto.

Lembre-se que o lado direito do tecido é o que vai encostar no zíper. Do outro lado faça a mesma coisa.



4 • Vire o forro do lado certo e rebata (aquela costura do lado de fora para fixar bem) a costura do zíper. Alfinetes ajudam a manter tudo no lugar.


Ah! Não esqueça de colocar na bobina a linha que combina com o forro e em cima a linha que combina com o tecido de cima.




Agora as coisas começam a mudar! Vamos começar explicando a opção sem viés, mais abaixo explicaremos a opção com viés!


1ª OPÇÃO! SEM VIÉS


5 • Vamos colocar a alça da clutch agora. Coloque a alça sempre no lado em que o cursor do zíper fica quando está fechado. Posicione a alça 2 centímetros abaixo do zíper. Faça uma costura para manter a alça nesta posição (com menos de um pé de costura da lateral para que o acabamento esconda). Não costure o forro junto nessa costura!



6 • Coloque o cursor e feche o zíper até a metade. Se você estiver trabalhando com zíper pronto como o nosso, é só fechar.


7 • Coloque o tecido do forro novamente do lado do avesso.



8 • Posicione o tecido quiltado e o forro de acordo com a foto abaixo. Os tecidos de fora devem estar com seus lados direitos encostados e os tecidos do forro da mesma maneira. Alfinete eles juntinhos.


Você vai notar que a parte do zíper precisa dobrar para algum lugar, então vamos “dobrar” o zíper voltado para a parte do forro. Essa parte é muito importante, dobrar o zíper certinho faz toda