Como fazer um Trilho de Natal lindo!

November 19, 2019

  

Crie um lindo Trilho de Natal, também conhecido como caminho de mesa, para a sua decoração nas festas de final de ano! Este trilho de Patchwork com tema Natalino é lindo, divertido e cria uma sensação de movimento, tudo devido à distribuição dos blocos. Dica importante: consideramos este um projeto de nível intermediário, se você já conhece um pouco sobre a técnica de Patchwork, terá mais facilidade. ;)

 

O Trilho finalizado terá aproximadamente 1,35 x 0,40 m.

 

 

Para esse Trilho você vai precisar de:

 

  • 60 cm de tecido estampado com tema de Natal

  • 70 cm de tecido creme

  • 50 cm de forro 

  • 50 cm de fibra (R1 100 ou Safira 150)

  • Linha

 

Vamos começar cortando 9 quadrados de 25 x 25 cm do tecido estampado e o mesmo com o tecido creme. Risque com lápis ou com caneta mágica (aquela que apaga com ferro) os quadrados cremes na diagonal e faça uma costura de cada lado usando o pé de máquina de costura como guia. Como na foto abaixo.

 

 

Corte os quadrados costurados na diagonal.

 

 

Você estará com 18 quadrados iguais agora. 

 

 

Pelo avesso, vamos virar e passar  com o ferro as costuras para o lado do tecido estampado. Agora vamos ajustar o tamanho dos quadrados: coloque os quadrados na base de corte com as costuras diagonais posicionadas com a linha de 45º de sua placa. Refile os quadrados com 20 x 20 cm. 

 

  

Agora vamos para a parte que precisa de atençãoSepare os quadrados em 2 grupos de 9 e siga os passos a seguir:

 

1) Posicione os dois grupos de acordo com a imagem abaixo (metade com a diagonal da esquerda superior para a direita inferior e a outra metade da esquerda inferior para a direita superior).

 

   

2) Posicione os quadrados na tábua e corte-os em 4 tiras de 5 centímetros.

 

 

3) Reorganize as tiras de acordo com a imagem abaixo:

 

 

4) Costure as tiras reorganizadas e você terá um bloco quadrado.

 

 

Repita o processo com todas as tiras e, quando estiver com 18 blocos, organize visualmente como ficarão antes de costurar. Pode ser em uma mesa ou no chão para visualizar de cima! Aqui você pode brincar com a disposição dos blocos como quiser. Deixe sua criatividade livre nesta etapa! 

 

  

Com o desenho montado, agora você precisa quiltar e colocar o acabamento. Nós escolhemos o tecido claro para o debrum (também conhecido como viés), pois achamos que ficaria mais delicado e por isso separamos um pouquinho a mais de tecido creme no início do projeto. 

 

Gostamos de firmar nosso debrum primeiramente à máquina e depois finalizar com um ponto invisível para a costura ficar bem linda!

 

 

Ah! Fizemos duas versões, uma em formato “zigzag” para dar a sensação de movimento, que é esta do projeto que você fez, e outra com formato mais simétrico, mas tente montar diferentes desenhos! 

 

 

Gostou? Envie uma foto do seu Trilho de Natal para nós, vamos adorar ver seu trabalho! Se quiser, marca a gente no Instagram ou Facebook!

 

contato@pesponto.com

#AmoPesponto

 

Com carinho,

Mari e Gédna

 

 

  

Please reload

Please reload

Pesponto Quilteria e Patchwork Ltda. ME

48 3028-1106

©2018 by Pesponto. Proudly created with Wix.com