Breve História do Patchwork

July 9, 2018

 Não tínhamos como começar nossa história aqui sem contar também a história do Patchwork.

A palavra, de origem inglesa, já diz tudo: 

Patch = retalhos e Work = trabalho. ♥

 

Um trabalho de Patchwork usa retalhos para criar desenhos e padronagens de um colorido todo especial.

Para finalizar o trabalho e não deixar as costuras aparentes, existe o Quilting. Ele é a costura que une o trabalho a uma camada interna de fibra e a um forro, geralmente um tecido único. Essa costura pode ser feita com desenhos diferentes, valorizando ainda mais o trabalho de Patchwork.

Essa forma de costurar remendando e acolchoando é bem antiga. Desde que o homem aprendeu a tecer, aprendeu junto a unir retalhos, reaproveitando e reciclando muito antes de nós.

Desde 3.400 antes de Cristo já se tem registro de costuras, que aqueceram e protegeram, reis, rainhas, faraós e civilizações inteiras. ♠

Pode-se dizer que foi na Europa que começa a história atual do Patchwork. Foi ali que durante as guerras se utilizou a técnica do Patchwork para proteger soldados do frio e de machucados provocados pelo peso das armaduras. Mulheres passavam seu tempo em casa a espera de seu maridos, filhos e netos, costurando retalhos e quiltando. As peças produzidas serviam também como presente de casamento, muito valorizados durante o reinado de Henrique VIII.

Essa forma de passar o tempo foi levada para várias partes do mundo, onde com mais ou menos aprovação se disseminou.

Naquela época as mulheres não podiam sair de casa sem a permissão de seus maridos. O Patchwork foi a forma que elas achavam para se encontrar e socializar com o consentimento dos homens. Os tecidos eram considerados preciosidades e eram sempre reaproveitados. Linhas e agulhas eram passadas de mãe para filhas como herança e forma de manter tradições, junto com as técnicas que eram desenvolvidas por cada família ou grupo de amigas reunidas. ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

 

Unindo retalhos e conversando, criavam laços e amizades que duravam uma vida inteira. O Patchwork oferecia um ambiente onde as mulheres podiam conversar livremente, e foi ali que a semente da revolução das mulheres foi plantada e só foi sentida alguns séculos depois.

Com as conversas, vinha junto a descoberta de formas novas de se costurar e a matemática também entrou em suas vidas com a criação de técnicas e formas que deram origem a belos trabalhos que foram repassados por gerações.

A invenção da máquina de costura em meados do século XIX,  ajudou a agilizar o trabalho e deixou mais tempo para criar outros bolcos e desenhos que entraram para a história.

Com a entrada da mulher no mercado de trabalho, o patchwork e o quilt acabaram perdendo sua força pois as mulheres não tinham mais tanto tempo para o trabalho artesanal. A volta do patchwork se deu com o aparecimento do movimento hippie e seu gosto pelo artesanato e produtos naturais em suas roupas, bijuterias e decoração. Maravilhosos hippies com suas alegres roupas, seus cabelos coloridos e suas casas ao ar livre.


Foi nos Estados Unidos e Canadá que essa técnica maravilhosa ganhou força e valorização. Lá não tem quem não tenha ouvido falar em patchwork ou quilt, ou que não tenha uma peça em casa ou na de sua mãe, avó, sogra ou noiva.

Hoje em dia existem feiras, congressos, exposições que dão importância vital a esta atividade. A indústria criada a partir dele se desenvolve de forma vertiginosa e gera milhares de empregos e equipamentos novos que ganham as lojas e redes sociais e se dissemina como vírus. Bom é claro.

No Brasil essa febre chegou a menos tempo mas não é menos contagiosa. Mesmo com grande parte da literatura em inglês nossas patchworqueiras e quilteiras encontram forma de se comunicar e criar, criar e criar.

E o mundo masculino também entrou na dança! Hoje encontramos homens com tanta ou mais habilidade e criatividade que as mulheres. Não há como se escapar dessa doença depois que ela se instala na gente.

Iremos entrar com vocês nesse mundo maravilhoso e juntas descobrir mais e mais coisinhas sobre ele. Nos aguardem!!! Mais e mais curiosidades por vir! ♥

Beijos,

 Gédna ♥

 

Please reload

Please reload

Pesponto Quilteria e Patchwork Ltda. ME

48 3028-1106

©2018 by Pesponto. Proudly created with Wix.com